fbpx

TUMO Coimbra

programa
TUMO

O programa de aprendizagem TUMO é composto por atividades de autoaprendizagem, workshops e laboratórios avançados nas oito áreas de aprendizagem. 

O caminho de aprendizagem é personalizado, adaptado às preferências e ritmo de cada um.

Para descobrir mais sobre cada área de aprendizagem, clica nas imagens.

programação

animação

desenvolvimento de jogos

design gráfico

cinema

robótica

música

fotografia

percurso de aprendizagem

No TUMO, os participantes iniciam o seu percurso com atividades de autoaprendizagem, completadas com workshops de especialidade das oito áreas disponíveis. 

Participam também em laboratórios avançados onde desenvolvem projetos com especialistas de todo o mundo.

 

Autoaprendizagem
todo o tempo

As atividades de autoaprendizagem são exercícios interativos curtos projetados para inspirar e desenvolver competências. Os coaches apoiam as atividades, desbloqueando dificuldades, dando conselhos e incentivando. Há centenas de atividades diferentes para escolher e algumas delas são pré-requisito para a participação em workshops nas áreas de aprendizagem.

Workshop
mínimo 2-3 por ano

Os workshops são liderados por profissionais das oito áreas de aprendizagem TUMO. Os workshops variam de iniciante a avançado e culminam em projetos individuais ou de equipa. Todos os projetos realizados são publicados no portfólio individual do participante e às vezes são enviados para competições e festivais ou publicados online.

Laboratórios avançados
1-2 vezes por ano

Os laboratórios avançados são liderados por profissionais de tecnologia e design de todo o mundo. Estes trabalham com os alunos em projetos reais ao longo de semanas ou meses.

a plataforma TUMO Path

Cada aluno tem um plano de aprendizagem personalizado gerado pelo software TUMO. O Path sugere a melhor trajectória que se adapta em função da velocidade e preferências individuais. 

À medida que progridem, completam projetos e sobem de nível, os participantes estão também a construir um portfólio de competências que mostram os resultados das suas aprendizagens, sob a forma de um diploma vivo.

portfólios

No TUMO não existem diplomas ou certificados. Em vez disso, o progresso no TUMO Path, a participação em workshops e laboratórios avançados resultam em trabalhos que ficam registados no portfolio indiviudal de cada participante. O portfólio é um diploma vivo do trabalho desenvolvido e das competências adquiridas e pode ser mostrado a amigos, família, potenciais empregadores ou até universidades.

Queres controlar o mundo? Queres ser hacker, designer de jogos ou criar a próxima rede social? Os TUMOnautas aprendem a controlar variáveis, a criar e a manipular funções e tudo o que for necessário no maravilhoso mundo do código.
Os TUMOnaustas aprendem a criar aplicações baseadas em servidor, a entender a noção de controlo de versão e a implementar ferramentas como Git/Bitbucket. Além disso, os participantes passam por programação complexa para encontrar soluções para problemas que, muitas vezes, envolvem matemática e lógica para criar o seu próprio “Jogo da Vida”.
Workshop | Nível 1
Para iniciar a formação em programação, os participantes desenvolvem capacidades de pensamento analítico, pois esta é a competência mais importante para aprender a programar. Os alunos serão apresentados ao JavaScript, que constitui a base para aprender outras linguagens mais complexas, como C++, Java e SQL.
Workshop | Nível 2
No nível 2, os alunos realizam trabalhos práticos para se familiarizarem com a programação orientada a objetos, que é a abordagem de programação que mais se aproxima do pensamento humano. Aprendem competências técnicas de HTML, sobre o conceito de biblioteca, a usar a documentação e funções básicas da biblioteca p5. Os novos conhecimentos vão ser materializados num jogo de inteligência artificial totalmente desenvolvido pelo aluno.
Workshop | Nível 3
Neste workshop, os alunos irão aperfeiçoar as suas competências em programação. Será introduzido o conceito de herança em programação baseada em objetos para utilizar nos seus trabalhos. Vão também aprender a trabalhar com um servidor, com node.js e a trabalhar com uma variedade de módulos, como por exemplo, express e socket.io. Também vão aprender a trabalhar com o GitHub e com o seu terminal para criar programas prontos para serem executados e visualizados em servidores.

Animação tem tanto de diversão como de trabalho árduo. Os alunos aprendem a criar personagens e a dar vida a esses personagens. Aprendem os princípios da animação: a forma como nos movemos, falamos e agimos em diferentes situações. Glen Keane disse uma vez: “Os animadores são atores, mas com o lápis na mão”.
Depois de passar 3 níveis do workshop, os TUMOnautas terão uma base sólida para continuar a animar e a melhorar cada vez mais: conhecimentos em animação 3D, animação stop motion… que podem aplicar a todos os tipos de animação.
Workshop | Nível 1
Neste workshop, os alunos começam por se familiarizar com a história e com os vários tipos de animação 2D, aprendendo sobre os princípios de animação usados por quase todos os animadores atualmente, bem como uma antecipação das tendências futuras.
Ao longo das sessões, os alunos aprendem a usar o software Toon Boom (o software de referência no sector) para criar personagens e movimentos por si idealizados.
Workshop | Nível 2
Ao longo deste workshop, o aluno torna-se um animador, aprendendo a comunicar os pensamentos dos seus personagens através do seu estilo a andar (por exemplo, as personagens tristes são retratadas com uma postura mais caída e as personagens felizes com mais energia no seu movimento).
Workshop | Nível 3
Este último nível trabalha as competências de animador e de diretor de animação. Usando o que aprenderam nos níveis anteriores, os alunos vão criar pequenas animações. Cada participante desenvolverá a sua própria história, terá de executar o storyboard e decidir sobre o estilo geral da sua animação.

Experimentar jogos como jogador é fácil, mas construir um jogo é uma experiência totalmente diferente. O objetivo dos workshops desta competência é apresentar e habilitar a criar um novo universo de jogos, do design à programação e tudo mais.
No final dos três níveis, o aluno será capaz de projetar e desenvolver seu próprio jogo 3D usando o Unity Engine. A aprendizagem resultante pode ser aplicada à maioria dos mecanismos de jogos líderes do setor.
Workshop | Nível 1
Este workshop inicia-se com uma revisitação aos jogos clássicos. Apesar de muitos alunos já terem experiência de jogos (como utilizadores) e estarem familiarizados com os clássicos, o regresso aos primórdios sob a orientação de especialistas constitui uma inspiração e um estímulo às possibilidades criativas. Os alunos vão descobrir os fundamentos dos vários níveis de jogos e do seu design à medida que aprendem a trabalhar no Unity e a construir os seus próprios mundos de jogo.
Workshop | Nível 2
Neste segundo nível dedicado ao desenvolvimento de jogos, os alunos aprendem o básico de codificação recorrendo ao software Unity. Aqui o foco muda do design para a programação. Os alunos programam um mundo inteiro, incluindo portas com funções-chave que permitem ao jogador andar entre as salas ou programar um portal.
Workshop | Nível 3
No nível 1, os alunos aprendem a desenvolver o design do jogo, no nível 2 trabalham com o código subjacente. Neste Workshop, os alunos desenvolvem o seu próprio jogo em 2D ou 3D através da articulação entre a programação do desenvolvimento de jogos e o design. Os participantes irão concentrar-se na interatividade, animação, inteligência artificial, inimigos, menus e níveis avançados. Serão os alunos a desenvolver o visual geral dos seus jogos, decidindo o tipo de jogo que pretendem, a música, o som e o ambiente. No final, o aluno terá criado um nível de jogo totalmente jogável.

Esta área foca projetos de design simples, bonitos e, ao mesmo tempo complexos, combinando formas simples, cores, linhas e texto.
Através do Design Gráfico, o aluno pode explorar como o mundo comunica visualmente. Este workshop introduz o mundo do design gráfico: através de pequenos passos podemos ampliar as nossas visões e horizonte de possibilidades dentro do mercado criativo.
O Design Gráfico é uma profissão que exige um conjunto de competências para criar projetos de sucesso e eficazes. Portanto, exploram-se os fundamentos e os elementos do design e, em seguida, os alunos trabalham para criar designs e marcas interessantes usando ferramentas profissionais: Adobe Illustrator e Adobe Photoshop.
Workshop | Nível 1
Este workshop pretende cultivar e instalar a curiosidade no estudante. No nível 1, os alunos aprendem a usar o Illustrator e a explorar gráficos 2D. São também introduzidos à linguagem específica do design e à interpretação da realidade por meio de gráficos.
Workshop | Nível 2
Após a aprendizagem dos básicos do design gráfico, os alunos mergulham no mundo do design das aplicações e interfaces. Neste Workshop vão trabalhar com layouts e aprender o impacto que a fonte ou a imagem certa podem ter no produto final. Para tal, irão experimentar diferentes estilos para comunicar as suas ideias.
Workshop | Nível 3
No nível 3, o aluno irá desempenhar o papel de designer gráfico criando um logotipo para um produto. Para tal, irão explorar a área de negócio para desenvolver um conceito visual para o produto através de um esboço de logotipo. Através de software profissional, os alunos vão transformar o seu conceito, chegando ao design final. No final do workshop, cada logotipo é acompanhado por uma apresentação do trabalho desenvolvido, explicando como o logotipo traduz o produto e a sua identidade, e como a tipografia, a cor e os outros elementos utilizados no processo de design reforçam o conceito.

Em cinema, o aluno irá aprender os fundamentos da produção de um filme. No final, os alunos terão concebido, produzido, filmado e editado a sua própria curta-metragem.
No final dos três níveis, os alunos terão adquirido conhecimento e experiência prática sobre os fundamentos do cinema: planear, filmar, editar. E estarão habilitados a contar uma história visual.
Workshop | Nível 1
Este workshop é uma introdução geral ao conceito de Cinema. Começa com uma imersão profunda na edição não linear. Os alunos aprendem a trabalhar com várias imagens e analisá-las para entender a melhor abordagem para a sua edição. Ao mesmo tempo, vão aprender sobre os elementos e as técnicas usadas no mundo da produção cinematográfica.
Workshop | Nível 2
Através de trabalho de grupo, os alunos irão aprofundar os conhecimentos adquiridos no nível 1. Este workshop irá trabalhar a importância do ritmo e do tempo no filme, com grupos envolvidos na realização de curtas metragens: filmar pequenas cenas com diálogo, utilizando vários ângulos de câmara e técnicas avançadas de edição.
Workshop | Nível 3
Neste workshop, os alunos integram equipas de produção. Na prática, aprendem sobre o mundo da produção cinematográfica, escolhem as histórias que querem produzir, exploram os locais e avaliam os atores para formar uma equipa de filmagem. Cada aluno irá assumir de forma alternada várias funções, obtendo experiência prática como designer de som, editor, diretor de fotografia, ator e diretor. No final, o aluno terá produzido uma curta-metragem de 1 minuto totalmente pronta para exibição.

A aprendizagem de novas tecnologias não é a única prioridade da robótica no TUMO. Nesta área, os alunos adquirem competências para a vida como sejam pensamento criativo e analítico, resolução de problemas, trabalho em equipa e a sair da sua zona de conforto.

Os alunos aprendem programação visual, pensamento criativo e analítico, resolução de problemas e trabalho de equipa, através de trabalho prático de construção e programação de robots que podem concluir um conjunto de tarefas definidas por si.

Workshop | Nível 1
Os alunos do nível 1, em equipa, constroem robots a partir de kits básicos Lego. Os alunos resolvem os problemas necessários para colocar o robot em funcionamento enquanto aprendem o básico de programação, trabalhando com sensores e motores para criar robots que se movem e tomam decisões – porque um robot não é apenas uma máquina.

Workshop | Nível 2
“As equipas são constituídas em torno de uma ideia original de robot. Os alunos projetam, constroem e programam os seus robots.
A robótica não se cinge apenas a áreas STEM. Também incorpora arte e design. Neste workshop, os alunos criam, constroem, testam e apresentam um novo modelo de robot LEGO, utilizando diferentes soluções de engenharia e estruturas de programação.”

Workshop | Nível 3
Anteriormente, os alunos aprenderam a projetar robots que podem seguir comandos e tomar decisões. No nível 3, os alunos irão construir robots que comunicam com outros robots. No final do workshop, os alunos apresentarão robots que realizam pequenas tarefas via wifi. Esses robots podem ser projetados para comunicar com outros robots ou com outros dispositivos.

Como ouvimos e criamos música no século XXI?
Nesta atividade propomos estudar música, explorar os diferentes géneros musicais, aprender a tocar vários instrumentos clássicos e eletrónicos, e aprender sobre composição. Os alunos vão aprender os detalhes da criação de música usando o software Logic Pro, ferramenta profissional de referência.
Workshop | Nível 1
Neste nível, os alunos aprendem as bases dos diferentes géneros musicais, instrumentos e técnicas de canto, trabalhando competências como a sobreposição de sons e músicas. Os alunos irão trabalhar com o software Logic Pro X para editar as suas músicas, ao mesmo tempo que irão criar ritmos com um teclado MIDI. No final, os alunos terão produzido a sua própria música.
Workshop | Nível 2
No nível 2, os alunos aprofundarão os seus conhecimentos de criação e produção musical. Neste workshop, vão trabalhar com as suas próprias músicas, introduzindo novos conhecimentos de notas e escalas na composição, antes de assumir o papel de produtores de som, onde irão preparar as suas músicas faixas para lançamento, tornando-as o mais limpas e profissionais possível.
Workshop | Nível 3
No workshop de nível 3, os alunos assumem o papel de compositor e de produtor musical. Cada aluno vai criar as suas próprias faixas – compondo melodias e harmonizando escalas e acordes -, trabalhando com estilos específicos de ritmo, à sua escolha, antes de passar para a mistura e ao balanceamento.

No workshop de fotografia, os estudantes aprendem o significado de comunicar através de imagens do mundo que os rodeia. Os jovens começam por descobrir como controlar a luz com uma câmara fotográfica. A partir daí avançam para a composição, onde descobrem técnicas de contar histórias visuais que podem utilizar ao captar imagens para trabalho ou lazer.

No final do terceiro nível, os estudantes adquirem conhecimentos sobre os elementos básicos da fotografia, incluindo composição, luz e narrativa, juntamente com uma compreensão aprofundada da percepção visual e dos métodos de comunicação fotográfica.

Workshop | Nível 1
O primeiro workshop de fotografia é dedicado a descobrir como capturar imagens duradouras. Começa com uma compreensão da exposição através de trabalho prático com uma câmara, que inclui tarefas práticas tanto em espaços interiores como exteriores. Os estudantes descobrem também a arte da pós-produção fotográfica e como editar as suas imagens.
Workshop | Nível 2
Este nível do workshop é dedicado a compreender os vários géneros da fotografia, a composição e a moldura, juntamente com mais técnicas de edição. As tarefas práticas baseiam-se em elementos de composição e são realizadas no estilo de fotografia de rua.
Workshop | Nível 3
Neste nível, os estudantes estão prontos para se dedicar à arte de contar histórias através da fotografia. Descobrem a narrativa visual, como escolher uma história e como capturá-la com a sua câmara. No final, têm a sua própria história fotográfica pronta para partilhar com o mundo.